Em 2005, um dos títulos de guerra mais interessantes dos videogames chegava ao Xbox, PlayStation 2 e PC. Brothers In Arms: Road to Hill 30 retratava eventos reais da guerra, colocando os jogadores em alguns dos momentos mais angustiantes da Segunda Grande Guerra. Uma das razões para que o título se destacasse entre os demais era a maturidade. Enquanto os demais jogos tentavam manter uma classificação etária para adolescentes, Road to Hill 30 demonstrava com crueza a brutalidade e até a linguagem da guerra.
Além disso, a tática era outro fator onipresente no título. Era possível comandar esquadrões de maneira simples e eficiente, o que originava posições estratégicas e permitia a execução de ações essenciais para derrotar os soldados alemães. Grandes gráficos, uma ótima jogabilidade e uma história realmente cativante fizeram com que muitos jogadores aderissem este título à sua biblioteca.
Com o sucesso da série, a Gearbox Software, empresa responsável pelo desenvolvimento do jogo, resolveu dar continuidade ao nome Brothers in Arms. Chegava então, novamente para PlayStation 2 e PC, Brothers in Arms: Earned in Blood. Mantendo as características do seu antecessor, o título foi bem recebido pelas críticas, mesmo sem contar com inovações significativas em relação a Road to Hill 30.
O início da guerra
Consolidava-se então uma franquia promissora. Diferenciado dos demais jogos do gênero, Brothers in Arms é lembrado por muitos como um jogo envolvente, devido à sua trama baseada em eventos reais da guerra, os quais também foram retratados pela BBC em uma série televisiva. Contudo, muitas sabem que em 2005 a Nintendo havia recrutado o GameCube como o rival dos consoles PlayStation 2 e Xbox. Mas, infelizmente, usuários desta plataforma não foram presenteados com nenhuma versão de Brothers in Arms.